Parque dos Dinossauros

O Geossítio Parque dos Pterossauros está localizado no Sítio Canabrava, de propriedade da Universidade Regional do Cariri (URCA), a 2,5km de Santana do Cariri, sendo um dos principais componentes do Geopark Araripe. Situado próximo ao Museu de Paleontologia da URCA, na sede do Município de Santana do Cariri, este geossítio revela enorme potencial para visitantes, dada a riqueza e peculiaridade de seu conteúdo.

É uma das áreas mais antigas de achados de fósseis. Já chamou a atenção de garimpeiros e especialistas de todo o Brasil.

O Geossítio Parque dos Pterossauros apresenta elevado valor científico-didático, no território do Geopark Araripe. Neste geossítio são feitas escavações paleontológicas em rochas do membro Romualdo (Formação Santana), em busca de concreções calcárias que geralmente possuem fósseis, conhecidas popularmente como “pedras de peixe”.

As concreções calcárias existentes entre as camadas de folhelhos (lama petrificada do fundo da laguna), desta formação, apresentam tamanhos e formas variadas, possuindo geralmente em seu interior fósseis de peixes tridimensionalmente preservados. Nestas concreções também são encontrados restos de pterossauros (variedade de réptil voador), dinossauros, tartarugas e vegetais .