Pontal de Santa Cruz

O Pontal de Santa Cruz, ponto de observação panorâmica em Santana do Cariri, está localizado no topo da Chapada de Araripe, próximo ao povoado Cancão Velho, hoje conhecido como Vila do Pontal, numa altitude de aproximadamente 750m. O geossítio é caracterizado por uma vistosa formação rochosa, apreciado pelos visitantes por sua ampla vista, permitindo observar o panorama da cidade de Santana do Cariri.

No povoado abaixo, há uma com forte identificação as lendas e mitos. Conta-se que existia uma antiga “assombração” no lugar, de onde teriam saído faíscas e assobios que assustavam os moradores. A assombração só cessou quando a população saiu na serra em procissão e quando ergueu primeiro uma cruz, e depois, a capelinha. Lendas sobre assombração e encantamentos são elementos marcantes da tradição narrativa do Cariri – e frequentemente associados às formações rochosas existentes, interpretados ora como “torres encantadas”, ou “castelos”, “cavernas de demônios”, “mães de água”, etc. Supõe-se ainda que haja uma relação com o achado acidental de fósseis naquela localidade, cujas estruturas lembravam as populações antigas de criaturas desconhecidas ou monstros.

O Geossítio Pontal da Santa Cruz é formado pelo arenito da Formação Exu que constitui a porção superior da escarpa da Chapada do Araripe. Este arenito foi formado há aproximadamente 90 milhões de anos, sendo considerada a rocha mais jovem da Bacia Sedimentar do Araripe. Este arenito é considerado do ponto de vista hidrológico, muito permeável (propriedade de permitir a passagem de água), absorvendo facilmente a água da chuva e atuando como uma esponja. Esta água acumula-se nas camadas mais baixas, dando origem às nascentes no sopé da Chapada.

Fonte: http://geoparkararipe.org.br/